Otimização de Sites é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca como o Google, Yahoo e Bing, por exemplo.
Estar nos primeiros resultados do Google aumentam (e muito) suas oportunidades de negócio, já que 90% das pessoas que fazem pesquisas nele clicam apenas em resultados que aparecem na primeira página do mecanismo.
Estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitações quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade significa que os visitantes concluem a ação esperada pelo proprietário do site (ex. comprar, assinar, aprender algo).
Existem duas formas de aparecer no topo das pesquisas do Google: por anúncio ou organicamente. Os resultados pagos aparecem sinalizados com o texto “Ad” ou “anúncio”. Para possuí-los, as empresas pagam por clique por meio de uma ferramenta do próprio Google chamada Google Adwords.
Abaixo desses resultados pagos encontram-se os orgânicos, suas posições de busca são definidos pelos robôs do Google de acordo com o nível de relevância e autoridade que apresentam — sempre focando na qualidade de experiência do usuário.
Os robôs do Google entram em cada um dos links do seu site e leem tudo o que aquelas páginas têm para oferecer, salvando tudo o que encontrarem nos seus servidores. Confira alguns dos fatores que eles analisam:
- Qualidade e tamanho do conteúdo
- Palavras-chave
- Tempo de permanência e de carregamento da página
- Design responsivo
A Otimização para Sistemas de Busca normalmente é oferecida como um serviço profissional autônomo, ou como parte de um projeto de Webmarketing e pode ser muito eficaz quando incorporado no início do desenvolvimento do projeto de um website.
Focar na qualidade do tráfego gera melhor qualidade nas vendas, permitindo que sua equipe de vendas feche negócios mais rentáveis. A otimização para sistemas de busca pode ser muito eficiente quando usada como parte de uma estratégia de Marketing.