Existe um mito circulando nas redes sociais dizendo que o email marketing morreu, afinal ninguém mais abre a caixa de mensagens, não é mesmo? Esse tipo de informação não poderia estar mais equivocada e existem pesquisas, como essa da MediaPost, que comprovam isso:
“Existem cerca de 4,3 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo. Estima-se que 92% das pessoas usam esse recurso, 61% delas diariamente. Além disso, 72% dos consumidores preferem o e-mail como canal de comunicação para empresas.”
Além de se tratar de uma ferramenta de marketing direto, muitas das vezes essa é a única forma de contato que você terá com alguns dos seus consumidores. Esses números apresentam um bom argumento do porquê, ainda hoje, é importante manter uma boa comunicação através do email. Por isso no decorrer desse texto iremos apresentar 5 dicas do uso do email marketing para você implementar desde já no seu negócio.
1. E-mail Marketing e o SPAM
Diferentemente do spam (mensagens indesejadas), é fundamental ao e-mail marketing o consentimento do cliente. Essa relação deve ser direta, ele mesmo escolhe por receber, ou se deseja continuar recebendo.
2. Utilizações do E-mail Marketing
Seguindo esses princípios éticos, o e-mail marketing pode ser usado para comunicar o lançamento de promoções e ofertas, divulgar novos produtos e serviços, promover campanhas para aumentar a base de dados da empresa, pesquisas de satisfação e etc.
Por ser um canal de comunicação direto com os consumidores o e-mail marketing também é bastante recomendado para envio de informativos, comunicados internos ou qualquer outro tipo de mensagem que a empresa precisa enviar para um grande número de pessoas.
3. Benefícios do E-mail Marketing
A utilização do e-mail marketing vem com alguns benefícios, entre eles podemos identificar:
- Iniciativa: Ao invés de esperar o interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo;
- Interatividade: O cliente pode interagir imediatamente com a mensagem;
- Segmentação: É possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária, cidade;
- Personalização: A mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente;
- Mensuração: Retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real.
4. Tipos de e-mail marketing
- Comerciais: Costumam ser mensagens mais visuais e objetivas com características de propagandas onde os usuários possam identificar as ofertas rapidamente. Tem foco maior no layout da mensagem;
- Newsletters: Emails com conteúdo mais informativo, com o intuito de aproximar o cliente a marca. As mensagens devem ter informações relevantes e de qualidade gerando interesse e fazendo com que cliquem na peça e sejam levados ao seu site ou rede social.
- Transacional: Diferente do email comercial que são enviados em massa para um grupo de clientes o email transacional é um tipo de mensagem criada exclusivamente para cada um dos contatos. Esse tipo de mensagem é bastante utilizado quando o usuário faz o cadastro no site, finaliza uma compra pela internet, ou até mesmo quando abandona um carrinho com itens.
- Nutrição de leads: É uma forma de estratégia de marketing que consiste no envio de uma série de emails com conteúdos relevantes para determinado público de modo que percorram o funil de vendas, facilitando a sua conversão.
5. Mensuração
A maioria das ferramentas de e-mail marketing possuem um sistema para acompanhar os resultados das campanhas em tempo real. Isso quer dizer que enquanto uma campanha é enviada é possível analisar quantas pessoas receberam, abriram, clicaram em algo na mensagem ou até quantas desejam, desde já, não receber mais esse tipo de mensagem. Essa resposta rápida é muito importante para agilizar o desenvolvimento de nova estratégias de acordo com o comportamento que se obteve dos consumidores.
Não se esqueça!
Uma informação importante sobre disparos de e-mails é que devem ser realizados sempre pela mesma conta de e-mail, isso por que muitos sistemas hoje contam com autenticação de contas (ou filtros anti-spam) que exigem inserção de dados por seres humanos para garantir que não foram robôs que enviaram a mensagem. Trocando-se a conta será necessária nova autenticação, ou seja, retrabalho.