Blog

Cresce 370% o uso de computadores nas pequenas empresas

As micro e pequenas empresas brasileiras incorporaram definitivamente as ferramentas tecnológicas para condução de seus negócios. Pesquisa realizada pelo Observatório das Micro e Pequenas Empresas do Sebrae em São Paulo detectou que 91% usam celular, 75% possuem computador e 71% acessam a internet na gestão de suas atividades. Eugenio Novaes/ASN

Esses são os principais resultados do estudo 'As Tecnologias de Informação e Comunicação nas MPE Brasileiras', realizado com 4.004 micro e pequenas empresas em todas regiões do Brasil. O levantamento rastreou o grau de utilização das tecnologias da informação e de comunicação adotados pelos empresários de pequenos negócios no Brasil.Mais da metade dos empresários ouvidos pretende investir até R$ 4 mil na informatização de suas empresas

Embora a proporção de uso do celular ultrapasse o computador e a internet, esses últimos tiveram crescimento acentuado nos últimos dez anos. Enquanto o percentual de MPE com celular mais que dobrou, saltando de 42%, em 1998, para 91%, em 2008, a proporção de uso de internet, que em 2008 atingiu 71%, ficou dez vezes maior que em 1998, quando representava 7%. O crescimento acelerado também foi observado no número de MPE com acesso a computadores, que passou de 16%, em 1998, para 75%, dez anos depois.

Ainda que o número de empresários com acesso a celulares (91%) seja maior que o de computadores (75%), esse último é considerado a ferramenta de informação mais importante entre as analisadas pela pesquisa. Cerca de 60% das empresas consultadas atribuem “grande importância” ao uso de microcomputador no negócio. O mesmo grau de importância é dado por 56% dos entrevistados para o uso de celular e por 51% dos entrevistados para o uso da internet.

O estudo aponta ainda que mais da metade dos empresários ouvidos pretende investir até R$ 4 mil na informatização de suas empresas até o fim do ano (54%), sendo que 44% deve priorizar seus investimento em computadores e 33% em softwares.

De acordo com Ricardo Tortorella, superintendente do Sebrae/SP, “essa nova pesquisa mostra o grande avanço que as empresas vêm fazendo para acessar informações e fazer dos instrumentos de comunicação um importante aliado para sua competitividade. Do padeiro e da cabeleireira até o consultor de grandes empresas, verificamos que o acesso à informação tornou-se indispensável em um mudo com transformações cada vez mais rápidas”.

"A popularização dos equipamentos de informática e a maior oferta de serviços de internet têm favorecido os pequenos negócios a entrar no mundo da informatização. Com isso, as MPE descobrem, cada vez mais, a importância e o potencial da informatização em termos de conquistar maior competitividade para seu negócio. A maior informatização tem permitido maior controle da empresa, maior acesso às informações de mercado e melhor gestão empresarial. Mas esse processo pode ser ainda mais aprofundado se, aliado às novas tecnologias, os empresários investirem mais na sua própria capacitação, por meio de novos cursos de gestão empresarial”, analisa Marco Aurélio Bedê, gerente do Observatório das MPE do Sebrae/SP.

Na Região Centro-Oeste

Enquanto no Brasil, 75% das MPE têm computador, a Região Centro-Oeste apresenta um número bem maior com 85% das MPE dispondo do equipamento. Seguido pela região Sudeste e Norte, empatadas com 76%, Sul com 73% e Nordeste com 71%. O Estado com maior proporção de computadores é o Mato Grosso, com 89%, seguido de perto por Goiás, com 88%.

De acordo com o coordenador da pesquisa, Marco Aurélio Bedê, “os estados do Centro-Oeste se destacam no uso de computadores porque são regiões que tiveram forte processo de crescimento econômico nos últimos anos. A maioria das empresas ali criadas existe há bem menos tempo, tendo sido constituídas em um momento em que o acesso à equipamentos de informática se tornou mais fácil. Uma boa parte dessas empresas viveu o processo de informatização junto com o próprio processo de constituição.”

O microcomputador é utilizado, principalmente, para acessar a internet (63% dos entrevistados) e para o controle do cadastro dos clientes (uso citado por 59% das empresas). A elaboração de cartas/documentos, o controle de estoques e a automação dos processos também são utilizações citadas pelas empresas (citadas respectivamente por 55%, 42% e 28% das empresas).

Entre os setores da economia o uso de computadores é maior na indústria, 81% delas possuem o equipamento, contra 76% das micro e pequenas empresas do setor de serviços e 73% do comércio.

Embora o número de MPE com computadores seja considerável, a informatização ainda ocorre de forma pontual e não integrada. Assim, por exemplo, apenas 34% possuem software que permite o controle integrado de várias funções na empresa. E apenas 2% das empresas utilizam o computador para controlar financeiramente a empresa.

Do Sebrae em São Paulo - São Paulo

Serviço:'As Tecnologias de Informação e Comunicação nas MPE Brasileiras'
Assessoria de Comunicação do Sebrae em São Paulo - (11) 3177-4500
 
Sobre a Conectando Pessoas:
Somos uma agência de Comunicação e Marketing, especializada em web, com alma criativa e olhos no futuro. Com uma equipe talentosa, experiente e cheia de energia, trabalhamos intensamente para encontrar a melhor solução para a sua organização. E só paramos quando isso acontece. Afinal, nosso negócio é ajudar o seu!

Nossos Serviços:

Criação de Sites | Marketing Digital | Links Patrocinados | Otimização de Sites | Redes Sociais | Produção de Vídeos Agência de Publicidade

Conectando Pessoas - Criação de Sites em Brasília-DF e São Paulo-SP

Brasília

SGAS 610/611, Centro Médico Lúcio Costa - Bloco 01
Salas T01 e T02 - Asa Sul - CEP: 70.200-700

São Paulo

Av. Onze de Junho, 1070, Salas 107/108 - Vila Clementino
CEP: 04041-004

Branding

É uma atividade estratégica, de conceituação e planejamento. Vamos pensar juntos, desde o início, pesquisando, posicionando e construindo o futuro que você quer dar à sua empresa. O Branding é a gestão de sua marca, você adquire personalidade e posicionamento no mercado.

Resumindo, o Branding oferece:

  • Criação da Logo
  • Criação da Marca
  • Identidade Visual
  • Gestão e Estratégia de Marca

Marketing

O Marketing consegue agregar valor para a sua marca, satisfazendo as necessidades do mercado e, principalmente, do seu público-alvo.

São estratégias e técnicas para tornar a sua identidade importante e lucrativa. Se divide basicamente em duas características: Marketing Offline (Tradicional) e Online. O Tradicional se resume a utilização de ferramentas para a promoção e divulgação de produtos e serviços, enquanto o Online são estratégias eficientes nos meios digitais.

Marketing Online:

  • Mídias Digitais
  • Desenvolvimento Web e Mobile
  • Links Patrocinados
  • E-mail Marketing

Marketing Offline:

  • Rádio
  • Outdoor
  • Mídia Impressa (flyers,folders, revista, jornal)

Social Media

Quer ficar ainda mais próximo de seu público-alvo? Esse é o lugar certo. A Conectando Pessoas cria e cuida das suas redes, através de conteúdos elaborados, estruturados e segmentados, para atingir o seu target. Isso inclui planejamento e monitoramento constante.

A nossa equipe estará focada para manter um ambiente propício ao seu público e facilitar o engajamento de forma rápida e eficaz.

Nós trabalhamos para trazer resultados positivos e satisfatórios da sua marca, gerando lucro e satisfação.

Tecnologia

Contamos com uma equipe preparada, especializada e experiente para atender você. Nesse contexto, oferecemos:

  • Criação de sites e portais
  • Otimização de sites (SEO)
  • Hospedagem e administração de sites
  • Criação de aplicativos para dispositivos móveis
  • Desenvolvimento Web

Marketing Médico


Ganhe tempo para cuidar dos seus pacientes e contrate uma solução sob medida para a sua clínica. O trabalho é realizado por uma equipe com visão empreendedora, que entende a rotina e os problemas de um consultório e tem ampla experiência na área da saúde.

Marketing Educacional


O Marketing Educacional é uma área emergente do Marketing, que usa estratégias e táticas mercadológicas e de comunicação para captação, retenção e fidelização de clientes. Com uma equipe experiente e empreendedora, podemos atuar como um departamento de marketing da sua instituição.

Marketing Empresarial


Que tal uma Agência de Comunicação, formada por um TIME DE EMPREENDEDORES com foco em negócios e conhecimentos integrados de Estratégia, Comunicação e Marketing?